mundo menino 
sigue nuestras aventuras/ siga nossas aventuras

         Mundo Menino es una Tribu del mundo: Odei (3 años) y Gaia (1) nacieron en el nordeste brasileño, donde viven actualmente con mamai -una periodista de Barcelona con raíces checas- y papai, un cineasta de Buenos Aires. Antes de ellas nacer, los papais viajaron más de tres años por el mundo, y ahora empiezan otro viaje ... esta vez en familia.

                                  *  *  *  *  *

          Mundo Menino é uma Tribo do mundo: Odei (3 anos) e Gaia (1) nasceram no nordeste brasileiro, onde moram atualmente com a mamãe delas -uma jornalista de Barcelona com raizes tchecas- e o papai, um cineasta de Buenos Aires. Antes delas nascer, os pães viajaram mais de três anos pelo mundo, e agora começam outra viagem...em familia. 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • La Tribu de Mundo Menino

Preparações da viagem: os passaportes

Olá pessoal!

Antes de viajar para Europa, meus pais dizem que temos que fazer algo muito importante: os passaportes! Eu e minha irmãzinha somos brasileiras, então temos que ir à Polícia Federal em Natal (a cidade mais próxima de casa). Primeiro minha mamai teve que preencher aqui um formulário chamado GRU e depois teve que ir ao Banco do Brasil para pagar a taxa do passaporte (257,25 RS cada).

Uma vez pago, ela teve que agendar online um atendimento. Já faz algum tempo que é completamente obrigatório, se não, eles não atendem de você. O que acontece é que não tinha dias para agendar até depois do dia em que tinhamos que viajar para Barcelona, ​​então fomos sem agendar. Eles nos fizeram esperar um pouco mais, mas finalmente eles nos atenderam a mim e minha irmãzinha. Eu tenho três anos, então meu passaporte dura quatro anos. O primeiro que fiz quando tinha um ano de idade durou apenas um ano. Agora eles mudaram, porque minha irmãzinha tem um ano e seu passaporte dura dois anos. No dia em que fomos fazer os passaportes, minha irmã teve que entregar uma foto e eu não, porque a partir dos 3 anos a policia faz as fotos lá. Nós fomos com toda a família. Meus papais tiveram que preencher um formulário para poder viajar com mamãe ou papai sem a autorização do outro. Havia também mais opções, tais como que as crianças só podem viajar com os dois pais ou com autorização expressa do pai que não viaja.


Minha mãe que é de Barcelona, ​​teve que fazer o passaporte em Salvador de Bahía ... 1500 kms ida e volta !! Por sorte, dura 10 anos. Ela diz que como ela tem um passaporte espanhol, quando ela chegou ao Brasil, ela só podia ficar legalmente por 3 meses, mas como eu nasci aqui, ela recebeu a residência permanente. Da mesma forma, antes de eu nascer, ela foi ilegal por 7 meses.

Há uma multa de cerca de 8 RS por dia, dum valor máximo de 900RS. Se você ficar ilegal por mais tempo não tem que pagar mais nada. Minha mãe diz que queria pagar a multa na Polícia Federal, mas disseram que não era necessário, que ela pagaria quando saísse do país, e quando viajamos pela primeira vez pela Europa (eu tinha 1 ano), eles não fizeram pagar nada. Minha mãe diz que conhece muitos imigrantes ilegais que não os fizeram pagar a multa. Depende sempre de quem você encontra, ela diz. Meu papai não tem tantos problemas com o Brasil porque ele é argentino, e eles têm um tratado chamado Mercosul, então eles lhe deram residência permanente sem nenhum problema. Felizmente, agora somos todos legais e podemos ficar para morar no Brasil o quanto quisermos assim como viajar tranquilos e voltar sem problema nenhum.